domingo, 22 de março de 2009

CHARGE SOBRE TRANGÊNICOS



OBSERVE A CHARGE E FAÇA SUA CORRELAÇÃO COM OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS enumerando pontos positivos e negativos desse tipo de agricultura interagindo com os colegas.
OBS: não se esqueça de registrar no seu comentário a qual 3º ano vc pertence.

42 comentários:

  1. Na minha opinião os alimentos transgênicos tem varios tipos negativos e positivos ....
    Com isso a galera do blog vai poder discutir esses tipos...
    "3°B"

    ResponderExcluir
  2. NO BLOG DA PROFESSORA FATIMA, TEM VARIOS PONTOS DE DISCURÇÃO, ISSO ELEVA O NOSSO NIVEL DE APRENDIZADO.PARABENS POR SUA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião sobre a charge acima tem alguns aspectos tanto positivo tanto negativo ...
    *em relação ao que foi dito na charge "ao comprar alimentos transgênicos p/ seu filho exija o antidoto" penso q todas as pessoas tem que lavar bem os alimentos que todos nos compramos em supermecado, pois a maioria desses alimentos tem um excesso de produtos transgênicos que ficam na superficie da casca do alimento.
    3°B

    ResponderExcluir
  4. Consumi-los ou não consumi-los ?!?! Estimular a biotecnologia nos campos de cultivo sob a argumentação nao é uma das piores coisas principalmente de que "é melhor correr o risco de contaminar-se e adoecer do que morrer de fome".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do argumento, teria desenvolvido mais sobre crescimento mundial populacional e a produçao de alimentos? O que precisamos mesmo é de um antidoto!

      Excluir
  5. primeiro queria parabenizar a professora pela sua otima ideia na criação desse blog.
    bom quanto aos alimentos trangênicos existem pontos positivos e pontos intermediarios,logico, como tudo na vida.
    partindo do principio que alimentos trangenicos são criados em laboratorios.eu sou totalmente contra.os riscos que corremos em consumi-los são enormes
    enfim
    é isso....
    larissa 3b

    ResponderExcluir
  6. Os alimentos transgênicos são prejudiciais para a saúde.modificam a natureza das coisas e depois não aguentam com os prejuizos.A falta de médicos nas redes publicas é um exemplo!!

    ResponderExcluir
  7. Os alimentos transgênitos são até agora uma espectativa para os comerciantes mas quem garante que eles não são comercializados?Eles sãoum perigo para a sociedade!Daninhas17 3ºB

    ResponderExcluir
  8. somos tão ingênios de aceitar tais barbaridades.temos q ter voz e reclamar nossos direitos.daninhas14.3°B

    ResponderExcluir
  9. Alimentos transgenicos são aqueles que a sua semente é modificada no laboratório. São aplicados produtos para resistirem à pragas, e esses produtos prejudicam à saude de quem os consomem.

    ResponderExcluir
  10. No meu ponto de vista os alimentos trangenicos tem seus pontos positivos e seus pontos negativos.Porque muitas das vezes pode conservar o alimento mas ao mesmo tempo esta nos prejudicando cada vez mais,e nos temos os nossos direitos de correr atras porque eles pensam so em conservar esses alimentos e nao pensam em nos ser humanos. 3"A"

    ResponderExcluir
  11. Pontos Positivos:
    *Aumento da produção de alimentos;
    *Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
    *Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

    Pontos Negativos:
    *Aumento das reações alérgicas;
    *As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
    *Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
    *Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
    "3°B"

    ResponderExcluir
  12. João Carlos, concordo com vc quanto à higiene no manuseio e preparo dos alimentos, mas o que eles apresentam em demasia é a contaminação por agrotóxicos e não por transgênicos. Os transgênicos ainda são proibidos em nosso país pelo fato de não haver estudos suficientes sobre sua ação no organismo humano.Pesquise um pouco mais e comente a charge.

    ResponderExcluir
  13. obrigada pelo elogio Kely, mas o blog não pertence a mim, e sim, a vcs. Espero que esse espaço de discussão possa aumentar nossa visão e estreitar nossos laços.Estou aguardando seu comentário a respeito do que foi proposto.

    ResponderExcluir
  14. Hannah, pelo que entendi não há solução para o caso. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Por favor, explique melhor de forma pertinente.

    ResponderExcluir
  15. Larissa, grata pelo elogio. Por gentileza, explique pq vc é radicalmente contra os alimentos transgênicos.

    ResponderExcluir
  16. Daninha, sua radicalidade contra os transgênicos é de assustar. Não consegui estabelecer a relação entre eles e a falta de médicos nos postos e também quanto as barbaridades. poderia explicar melhor???

    ResponderExcluir
  17. Glaucivânia, explique como esses alimentos prejudicam a saúde humana baseada em fontes de pesquisa a respeito.

    ResponderExcluir
  18. Lorrany, explique melhor como os alimentos transgênicos podem fazer mal a saúde humana. pesquise estudos que comprovem sua fala.

    ResponderExcluir
  19. Glaucivãnia, os pontos positivos e negativos apresentados por vc são bastante pertinentes.Agora comente a Charge.

    ResponderExcluir
  20. No meu modo de ver, a produção de alimentos transgênicos pode ser vista de maneira em que proporciona ao organismo malefícios que podem gerar problemas para toda uma vida, sou a favor da evolução mais a revolução na área alimenticía sou totalmente contra.
    aluna:Ana Paula do 3° ano A ,matutino

    ResponderExcluir
  21. jessica nao to incomodada com alimentos trangenicos porque todo mundo fala fala mas ta lam enchendo a pansa [foi lindo pra todo mun do]

    ResponderExcluir
  22. jessica cristina 3A nao que se lasque comem os alimentos trangenicos se qui zer ou morre de fome malucos

    ResponderExcluir
  23. Sobre a charge, a mãe do garoto diz que ele ficou "estranho", com formas estranhas depois e comer alimentos transgenicos. Então, podemos crer que os alientos trangenicos não tem só vantagens, mas também desvantagens, fazendo mal á saúde do ser humano...
    3º ano A... ♫

    ResponderExcluir
  24. Com a biotecnologia e a engenharia genética, a agricultura tem muito a ganhar na qualidade dos alimentos e no modo como a agricultura é implantada no meio ambiente.Sabemos que, apesar desta aprimoração genética existem ainda dilemas sobre a ética no uso dessa ciência, pois se for usada apenas interesses financeiros, podem ocorrer falhas prejudiciais a saúde humana,por exemplo;denças ainda não diagnósticadas.Izaias 3° ano A

    ResponderExcluir
  25. Eu queria parabenisar a querida profe por essa maravilhosa criatividade,pois da oportunidade de muitos alunos q tem ideias iteressate se manifestarem atraves de uma maneira bem mais facil.
    Agora na questao d alimentos trangenicos eu acho uma ideia um tanto ousada pois trasem bastante beneficius quimicos ao nosso organismo,mas a unica coisa q eu fico um pouco receiosa e quanto ao mal q esses alimentos podera causar ao passar dos anos.

    ResponderExcluir
  26. os produto trangenicos sao produtos que e modificados em laboratorios que pode trazer desenvolvimento rapido no organismo .. at++ fuii ass; SILVIM

    ResponderExcluir
  27. jessica B 3A nao sei ;;;mas de todo jeito temos que comer pois hoje em dia e o que mais tem e alimentos trangenicos por que sera? por que os homens estao acabando com a natureza fazendo com que os alinentos se multiplicam e cresam antes do tempo ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;assim fazendo mal

    ResponderExcluir
  28. Prof° os alimentos transgênicos no ponto negativo aumenta as reações alergicas;podem matar populações benéficas.do ponto de vista positivo:aumento na produção de alimentos.
    Aluno:danillo 3°a.

    ResponderExcluir
  29. no meu entedimento o charge quis nos orientar para o cossumo d alimentos trangenicos o mal desconhecido q esses alimentos podera nos causar.

    Eliane 3A

    ResponderExcluir
  30. Na verdade, a charge AFIRMA que os alimentos transgênicos desencadeiam reações negativas no corpo humano.Isso não é fato comprovado, e a charge,como quase toda charge, é exagerada. Mas nos ajuda a aguçar o senso crítico, e nos pereguntar: SERÁ QUE S ALIMENTOS TRANSGÊNICOS SÃO MESMO INOFENSIVOS, como os especialistas afirmam???
    Aline Oliveira, 3ºA

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, estou gostando de ver a discussão de vcs, gostária apenas que atentassem para o fato de que não existem estudos científicos que comprovem que os alimentos trangênicos prejudiquem nossa saúde.Verificando os pontos positivos a respeito dos mesmos a quem interessaria fazer uma propaganda negativa dos mesmos??? Por quê???

    ResponderExcluir
  32. ERRATA: onde se lê "gostária", leia-se "gostaria".

    ResponderExcluir
  33. Professora Fatima o tema foi bem elaborado eo video que vc postou foi perfeito para a materia que voçe esta apresentando a nós.

    ResponderExcluir
  34. FABIANNE Eu parabenisar a querida profe por essa maravilhosa criatividade,pois da oportunidade de muitos alunos q tem ideias iteressate se manifestarem atraves de uma maneira bem mais facil. SERE:2.C

    ResponderExcluir
  35. Um ponto positivo, é os alimentos trangênicos contém substancias de laboratorio q ajuda com q a peste q se espalham pelo terreno acabem, mais também, prejudica muita a pessoas porque contem as substancias q fazem muito mal a toda população.
    Cinnara 3ºB

    ResponderExcluir
  36. Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa um artigo transgénico biológico a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
    Os pontos positivo e que podemos sentir o sabor natural dos alimentos.
    Brenno Pereira 3ºB

    ResponderExcluir
  37. A charge faz uma crítica aos efeitos colaterais que o consumo em excesso de alimentos transgênicos pode acarretar, devido à grande quantidade de pesticidas que são usados, contaminando esses alimentos. Os alimentos transgênicos têm suas vantagens, tais como o aumento da produção agrícola, levando países como o Brasil, por exemplo, à atingir recordes de exportação, mas em contrapartida, podemos relacionar várias desvantagens, como o aumento das despesas dos agricultores com o cultivo e seu consequente endividamento, a possível “extinção” de espécies não transgênicas, reduzindo a biodiversidade e o aumento do uso de pesticidas e fertilizantes, contribuindo com a poluição hídrica, do solo e dos próprios alimentos.


    Sou aluna do Centro Educacional São Camilo, em Cachoeiro - ES. Estou no 2º ano do EM, e agradeço pela questão, me ajudou à estudar para a prova de Geografia :}

    ResponderExcluir