domingo, 22 de março de 2009

TRANSGÊNICOS( 3º ano)

Assistam a entrevista e o vídeo e postem seus comentários a respeito dos mesmos interagindo com os colegas.
Obs: Não se esqueça de registrar diante do seu nome a qual 3º ano vc pertence)

4 comentários:

  1. Pontos Positivos:
    *Aumento da produção de alimentos.
    *Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos.
    *Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

    Pontos Negativos:
    *Aumento das reações alérgicas;
    *As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
    *Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
    *Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

    ResponderExcluir
  2. O processo de produção de alimento transgênicos ocorre através do isolamento do gene que contém as informações necessárias e a inserção dele no DNA de células de tecidos da planta a ser alterada com o auxílio de máquinas especiais ou microrganismos. O embrião gerado origina uma planta com a característica desejada incorporada em seu código genético, capaz de produzir as sementes transgênicas.
    Há vantagens e desvantagens envolvidas no processo.Por enquanto, porém, o maior problema é que as multi-nacionais e as empresas de tecnologia responsáveis pela produção de tais alimentos se recusam a divulgar tais desvantagens.
    A seguir, veja algumas dessas vantagens:
    *Nos transgênicos, há a vantagem de os genes serem usados para fins extremamente definidos;
    *Há uma resistência maior dos vegetais aos produtos químicos, agrotóxicos, insetos e fungos, que normalmente devastam a lavoura;
    *Do ponto de vista econômico, representa maior produtividade.
    A ciência ainda não desvendou todos os mistérios que envolvem a manipulação genética. Os riscos que existem ao misturar genes de espécies diferentes não são totalmente conhecidos.
    A biotecnologia é extremamente complexa e exige precauções e estudos controlados de longo prazo e que avaliem todas as variedades envolvidas no processo.
    Se uma semente torna-se mais resistente aos produtos químicos, como agrotóxicos e seres como vírus e fungos, e sabendo-se que dentro de um gene existem várias informações codificadas, não seria razoável que esse mesmo gene desencadeasse alguma reação dentro do organismo?...É a pergunta que não quer calar.
    A realidade, porém, é que esses alimentos já chegaram à mesa dos consumidores brasileiros, sem que ao menos a população saiba se existem riscos envolvidos em seu consumo.
    O melhor que cada um pode fazer individualmente, sendo assim, é inteirar-se incessantemente sobre "à quantas andam" as pesquisas, e a liberalização de informações sobre o assunto, para garantir sempre seu bem estar, e de suas família, que é direito primordial de todo e qualquer cidadão.
    De: Aline Oliveira...3°"A".

    ResponderExcluir
  3. primeiramente, parabens professora pela iniciativa.
    Olha, os produtos trangenicos no meu ponto de vista, é um assunto muito interesasante, pq tem aquele questao: se for haver apenas produtos organicos, a produçao vai cair, pq vai levar mais tempo pra isso, e tempo é dinheiro.
    STEFANI 3"B"
    ja por outro lado,os produtos organicossao saudaveis, mas demora mais, e nao vai ser toda epoca q vc vai econtrar tal produto no mercado.
    é uma questao bem interessante a ser descutida.

    ResponderExcluir
  4. Tamara moreno,2"c"
    Por um lado os produtos que são organicos são saudáveis,mas demoram a ser cultivados.Por isso no mercado só mais se encontra produtos trangênicos,que a renda de vendas é ainda maior.

    ResponderExcluir